Reconhecida e identificada a necessidade de formação, o Colégio veio proporcionar a capacitação de oficiais das forças armadas, das forças de segurança e técnicos superiores dos Estados-Membros da CPLP para ocuparem cargos na estrutura da Defesa dos respetivos países ou para participarem nos órgãos e atividades da Componente de Defesa, contribuindo também para o reforço e a edificação de estruturas de ensino militares e de Defesa nos Estados-Membros da CPLP. O Colégio de Defesa promove a partilha de conhecimentos e experiências nas várias áreas da defesa, criando as bases para a progressiva afirmação dos países da CPLP, individual ou colectivamente, como atores relevantes na manutenção da paz e segurança internacionais.
A coordenação do Colégio (sem sede física) é assumida durante um ano civil, rotativamente e por ordem alfabética, por cada um dos Estados-Membros que aceitem organizar a realização de cursos, estágios ou módulos de formação.
As atividades do Colégio materializam-se através da disseminação da doutrina comum, pela oferta de cursos de qualificação, formação específica e atualização de conhecimentos, bem como tirocínios ou estágios no âmbito da Componente de Defesa da CPLP. Os cursos são primariamente direcionados aos oficiais superiores ou civis equiparados dos Estados-Membros e poderão incidir sobre temas relacionados com a geopolítica e a geoestratégia, o planeamento estratégico, a resposta a crises e o planeamento de Operações de Apoio à Paz, riscos e ameaças emergentes, entre outros.
Desde a aprovação do seu Regulamento na XVIII Reunião de MDN/CPLP em Malabo, em maio de 2017, realizaram-se duas edições, em 2018 e 2019, organizadas pelo Brasil e Portugal, respetivamente. Já calendarizadas estão as próximas duas edições organizadas por Portugal em 2022 e Moçambique em 2023.